
Outubro Rosa
O combate ao câncer de mama é questão de honra para muitos que trabalham diariamente no combate à doença, e para as mulheres e homens que já passaram pelo diagnóstico e percorreram um caminho árduo para a cura. Só uma campanha abraçando todos os países poderia fazer diferença.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Todos os países do mundo aderem a campanha de alguma forma.
Todos os anos, o intuito da campanha é de, ampliar a compreensão sobre as barreiras e dificuldades no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. A campanha também tenta ratificar a necessidade de que a mulher necessita estar atenta ao seu corpo e a sinais estranhos em sua mama, durante
todos os meses e não somente
em outubro.
Principais Objetivos da Campanha:
-
Propagar e divulgar informações gerais sobre o câncer de mama;
-
Desenvolver e proporcionar o conhecimento, estimulando a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação de um possível caroço, seja ele benígno ou não;
-
Informar sobre como, quando e onde realizar os exames para o diagnóstico precoce;
-
Alertar sobre os benefícios e riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
Durante todo o mês de Outubro, vários setores, privados ou não, aderem à campanha colocando lenços rosas em seus colaboradores, funcionários, gestores e na população em geral. O movimento também é percebido em vários locais turísticos em todo o mundo.
No Brasil vários locais estão iluminados de rosa. Cristo Redentor, Congresso Nacional e Catedral Metropolitana de Brasília são alguns dos pontos que estão tomados pelo rosa. Em Fortaleza, viadutos e monumentos também estão coloridos pela cor que caracteriza a campanha. Além de hospitais e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional quando se trata de combate ao câncer.
Temos também a participação de diversos profissionais das áreas da saúde e de humanas de diferentes institutos que têm referência na luta contra o câncer. Médicos mastologistas, cirurgiões plásticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, (corpo clínico que trabalha em conjunto no tratamento contra o câncer de mama), escrevem artigos para jornais, dão entrevistas e divulgam números atuais para a imprensa. A campanha é abraçada por todos, no objetivo único: conscientizar a mulher sobre a importância do exame de mamografia e a descoberta de um tumor maligno precocemente.
